sábado, 6 de agosto de 2011

Energia Limpa


O nome já traduz o que seria esta forma de energia, ela não polui e meio ambiente. Como o exemplo de energia limpa temos, a energia eólica (produzida através de correntes de ventos), a energia solar (obtida pelos raios solares), a hidrelétrica (fornecida através da movimentação da água), Biogás (transformação de escrementos animais e lixo orgânico como restos de alimentos em uma mistura gasosa, substituindo o gás de cozinha), e o Biocombustível (geração de etanol e biodisel). 
Em se tratando de energia necessária para a movimentação de veículos, a energia limpa aparece como sendo aquela que não emite gás carbônico na atmosfera. O gás natural é um exemplo de combustível de energia limpa, ele não colabora com o efeito estufa. Os biocombustíveis também entram na lista dos geradores de energia limpa.
Até a energia nuclear pode ser considerada energia limpa, apesar dos rejeitos perigosos. Segundo especialistas, os rejeitos permanecem radioativos por séculos, mas o lixo atômico não permite poluentes na atmosfera, ou seja, se devidamente descartados não oferecem riscos nenhum ao meio ambiente.
A energia limpa pode ser classificada como energia renovável, porque é produzida com o uso de recursos renováveis Em contrapartida existem as fontes não renováveis, como o petróleo, que mais cedo ou mais tarde ficará extinto. Este acontecimento seria visto como um bem para a nação, uma vez que os mais perigosos poluentes provêm da queima de combustível oriundo de fonte não renovável.
O carvão mineral também é um exemplo de fonte de energia não renovável, considerando a matéria-prima necessária para sua obtenção como objeto de exploração. Se milhares de árvores são cortadas diariamente, o plantio de novas para tornar o processo renovável é praticamente inútil.
Karine Andreola

Nenhum comentário:

Postar um comentário